Imprimir

Fumantes estão mais propensos a realizar tratamento de canal

Escrito por Camila Lindoni on .

Um estudo realizado por dentistas de Boston (EUA) revelou que os fumantes têm 70% mais chances de precisarem de um tratamento de canal. Foram mais de 800 pessoas estudadas, que tiveram sua saúde oral acompanhada por 30 anos.

A relação entre o uso do cigarro e as lesões dentárias é dependente do tempo de tabagismo e da quantidade de cigarros. Quem fuma há menos de quatro anos tem risco aumentado em 20% de precisar de um tratamento de canal. Já os que fumam entre cinco e doze anos têm mais do que o dobro de chances de sofrer um tratamento de canal por causa do cigarro. A boa notícia é que, após nove anos sem tabaco, o risco volta aos níveis de quem nunca fumou.

Asmáticos merecem atenção redobrada

Vários estudos notaram que frequentemente os asmáticos apresentam uma maior incidência de cáries. Isto deve-se, parcialmente, á diminuição de produção salivar devido aos efeitos secantes dos próprios inaladores, que levam, muitas vezes, ao aumento de bactérias na boca. Alguns inaladores podem ainda provocar irritação na garganta, gengivite e aftas.

Por sua vez, os tratamentos dentários podem também provocar ataques de asma. Idealmente, os asmáticos só deveriam ser submetidos a tratamentos dentários quando sua doença está sob controle.

Existem vários fatores que podem provocar riscos sérios durante um tratamento mesmo em indivíduos que controlam o seu problema asmático. O pó do esmalte, tratamentos com flúor, selantes, anestesia e outros materiais dentários são conhecidos por provocar ataques.Até mesmo a ansiedade prévia á consulta pode ser prejudicial.

 

 

Endereço

Rua Antônio André de Sá Filho, 11

O consultório possui acesso fácil na altura do número 1.600 da Av. Dr. Armando de Arruda Pereira, em frente à praça Dr. Vitorino. O acesso via Metrô pode ser feito pelas estações Conceição ou Jabaquara. O local dispõe de uma vaga de estacionamento na frente do consultório.

Leia mais >>

Sobre a Dra. Camila Lindoni

Cirurgiã-dentista formada pela Faculdade de Odontologia da USP - FOUSP em 2.007, com cursos de atualização em Endodontia pela FUNDECTO e cursos de laserterapia, clareamento dental e implantodontia.

Em 2005 participou do programa de intercâmbio da Universidade de São Paulo e estudou na Universidade de Londres (Barts and The London, Queen Mary's School of Medicine and Dentistry).

Leia mais >>